10 de nov. de 2011

Amizade Virtual: como lidar


Com a internet disponivel para todos (ou para a maioria) ficou bem mais fácil conhecer pessoas. Nas redes sociais então, nem se fala!  Twitter, Orkut, Facebook, Myspace, Tumblr… Mesmo se você não querer, você vai (mesmo indiretamente) interagir com pessoas que nem conhece (e nem sabia que existia), e aí vê alguém que gosta da maiorias das coisas que você gosta.  Então vocês se adicionam, trocam mensagens… quando vê já é amiga dela. É uma pena eles morarem tão longe, né?


Nem todos são pedófilos, né.

Esse negócio das pessoas (a.k.a. PAIS) acharem que todo mundo na internet é pedófilo, é pura mentira. Tá, nem é tão mentira assim. A gente vê vários casos de adolescentes que sofreram na mão de caras que conheceram na net. Mas não é todo mundo! Tem muita gente legal também. Basta tomar cuidados com as pessoas que você adiciona por aí. Não puxar assunto com qualquer um, e nem dar informações pessoas, já é uma boa idéia.
 

Não sei como começar uma conversa!

Tem vários jeitos de se começar um papo. Perguntar o que a pessoa gosta de fazer, suas bandas favoritas (caso ela goste de alguma que você não gosta, não xingue a banda), se tem animal de estimação, qual seriado ela gosta, de que tipo de livro ela gosta (se gostar de ler, né), e por aí vai…
Conversar sobre um assunto específico também é uma boa idéia, princinpalmente se os dois gostarem do tema. Tipo: se você e a pessoa curtem Harry Potter (provavelmente sim, mas vai que… né), poderiam conversar sobre o ultimo filme, sobre os livros, sobre Hogwarts, se tem vontade de estudar lá, enfim…
Se a pessoa não conhecer algo que você falou, explique com calma. Afinal, ninguém sabe de tudo, né? Exceto o Google
 cuidados nas redes sociais
São aquelas básicas, como não por informações pessoais, nem divulgar coisas comprometedoras. E mesmo que você já saiba, é sempre bom e irritante ouvir de novo, né?
  • Jamais dê suas senhas para outras pessoas, principalmente pela internet.
  • No Orkut, nunca coloque informações pessoais, como endereço e telefone. E pense bem antes de colocar uma foto sua, pois todo mundo pode ver.
  • Cuidado ao conversar com desconhecidos usando webcam. Existem várias quadrilhas que trocam imagens de crianças e adolescentes pela internet, são os pedófilos. Essas pessoas entram em contato com você como se tivessem sua idade, mas, na verdade, são bem mais velhas e só querem fazer o mal.
  • Nunca dê seu telefone ou endereço para ninguém, principalmente numa sala de bate-papo. O seu "novo amigo" pode ser um bandido.
  • Se marcar encontros com quem conheceu pela internet, vá a lugares movimentados, como shoppings. Nunca vá sozinha! Leve algumas amigas ou alguém mais velho, para ter certeza de que não estará correndo riscos com esses desconhecidos.



Enfim, pode fazer amigos pela internet (é muito legal), mas tomando cuidado, é claro. Ah, quando seus pais começarem com aquele sermão-pós noticia-sobre-pedofilia-via-internet, não ligue, ok? Só estão preocupados com você.

Já participou do concurso valendo 2 semanas de divulgação aqui no blog? Ainda dá tempo! Para participar, clique aqui.

Créditos: Revista Atrevidinha.

3 comentários:

  1. Não tenho nenhuma amizade virtual, mas tenho amigos que tem. Amizade virtual é legal, mas todo o cuidado deve ser tomado!
    Beiijos*-*
    http://cartasp-voce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Também acho que nem tudo é pedofilia. Tomo muito cuidado e acho que assim estarei livre.

    P.S: Amei o blog. To seguindo, segue de volta?

    www.this-is-everything-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Legal as dicas!

    http://fashionmodelteen.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Oie :3 Vá em frente, diga o quer. Sugestão de posts são bem vindos... e se deixar o link do seu blog (caso tenha) no final do comentário, seria legal.