15 de fev. de 2012

Como se publica um livro?


QUE MENININHA LINDA *-* FONTE: GETTY IMAGENS

Você já parou parar pensar como é feito um livro? Desde quando a pessoa escreve a história, até ele ir para as prateleiras das livrarias da sua cidade. Bom, se você também quer saber como isso acontece, e quais suas etapas de produção, fique calmo, e preste atenção a leitura. Pronto? (:





1. Começa quando você acaba:
Quando você terminar o texto, não envie a uma editora, envie a varias: assim, há mais chances de alguma se interessar pela sua história. Não é preciso ligar antes, mas mandar uma apresentação (quem é você e sobre o que é o livro) podem ajudar. O material será recebido pela área de prospecção editorial.

2. A hora da decisão:
Depois de passar pela triagem, feita na área de prospeccção, o texto é analisado por um conselho editorial (formado por cinco pessoas, em média). São elas que decidem sobre a publicação, e avaliam se já há um livro com tema parecido. Também podem pedir para ser feito alguns ajustes no material.

3. Qual será o visual do seu livro?
O próximo passo, e eu acho ele o mais legal, é definir o projeto gráfico do livro, ou seja, que tipo de papel, imagem, fonte, será usada na capa, e no resto. Geralmente, isso é feito no departamento de design. Depois, são decididos quantos exemplares serão feitos, e o preço de cada um.

4. Revisando
Após revisões e ajustes, o texto pode ficar totalmente do que você escreveu. Para evitar que você vá xingar muito no Twitter, é feito uma leitura comparada, em que o texto original e o formatado é lido por um revisor de texto.

5. Ultimos retoques
É hora do fechamento! Nessa etapa serão feitos o texto de orelha, o verso do livro, e em alguns casos, a nota do editor (texto que explica porque a editora decidiu colocar o livro no mercado, e explica o tema escolhido para a publicação.)

6. A caminho das prateleiras
Por fim, o material é enviado à gráfica. Antes de imprimir todos os exemplares, uma prova (tipo um preview da impressão) é enviada para a editora verificar se está tudo certo – e dar um ok. Depois de impressos, os livros vão para o estoque da empresa, que os distribui para todo o Brasil.

 

Depois, bem, acho que você sabe, né? Você compra ele, lê, e faz a resenha no seu blog, rs. Bom, esses são os seis passos mínimos, que todo livro passa. E o esse processo todo leva 6 meses (acho que isso explica o porque dos livros demorarem tanto a chegarem). Enfim… o que acharam? Espero que tenham gostado.
XoXo, Saula.


Créditos das informações: Revista CAPRICHO, edição nº 1095.

8 comentários:

  1. Eu tenho vontade de publicar um livro, mas prefiro esperar ter mias ideias e maturidade para escrever algo bom!

    exclusivoparagarotas.tk

    ResponderExcluir
  2. Apesar de bem completo (eu entendo mt desse negócio de publicação pois vivo pesquisando sobre o assunto) faltou uma coisa: ler o regulamento de cada editora pois algumas pedem exclusividade... Do mais, super legal falar desse assunto!
    Andei meia sumida por falta de tempo mas vou aparecer aqui mais vezes!

    comenta?
    jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É muito interessante ;D
    beijos ;*
    just-a-girl21.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiie! Adorei o post. Eu sempre quis ter um livro de minha autoria! Agor ficou mais fácil, rs..
    Seguindo aqui, se puder retribuir ficarei muito agradecida!!!
    Beijinhos,
    divacutecute.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. nossa legaal, nao sabia que funcionava assim, bom saber, quem sabe um dia eu publico um livro rsrs, tem post novo, comenta?
    babizinha33.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já tinha uma noção de como surge um livro lendo Harry e seus fãs. Já arrumei o banner tá? Se der algum problema me avisa.
    http://itgirl-sweet.blogspot.com/p/link-me.html

    ResponderExcluir
  7. Não sabia como se publicava um livro, gostei muito de saber, seu blog me foi bastante útil hehe Belo post! Te seguindo, adoraria ter você por lá www.spiderwebs.tk

    ResponderExcluir
  8. Isso ajudou bastante Saula, eu quero ser escritora, sabe? Só que não sabia como isso funcionava e tal...

    Bjin*

    http://deardiary-sucker.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Oie :3 Vá em frente, diga o quer. Sugestão de posts são bem vindos... e se deixar o link do seu blog (caso tenha) no final do comentário, seria legal.